sábado, 26 de fevereiro de 2011

A Propaganda é a Alma do Negócio



"Como pode a propaganda ser a alma do negócio
Se esse negócio que engana não tem alma
Vendam, comprem
Você é a alma do negócio"


Depois da indústria de armas e do Comunismo, o cigarro foi a principal causa de morte das pessoas durante o século XX. Com um bem preparado programa de marketing por trás, o tabaco conseguiu convencer milhares de pessoas a e experimentar e sentir o “gosto” suave da fumaça. Hoje é praticamente impossível você não encontrar ninguém fumando no meio da rua, apesar de todos os já conhecidos malefícios que elas trazem a saúde.

Graças a uma política pública que começou na Europa, o cigarro é praticamente banido em lugares fechados, como bares, restaurantes, lojas, fábricas e etc. Apesar das inúmeras críticas de taxarem essa proibição de fascista, por ser uma interferência do estado na vida particular das pessoas.

Mas nem sempre foi assim.

Com garotos propagandas exaltando os valores do cigarro com frases de efeito que sempre costumam dar certo para a venda de produtos, a indústria tabagista acabou se tornando a mais poderosa e rica do mundo, perdendo somente para a indústria Bélica (afinal, guerra nunca falta). Os empresários tabagistas tem consciência de que o cigarro é proibido para menores, mas eles também sabem que se alguém chega na vida adulta, dificilmente dará suas primeiras tragadas nesta idade. Então investem pesadamente e subliminarmente para agir no cérebro dos adolescentes para os convencerem de que sem um maço de cigarro na mão você não conquistará mulheres, não terá status, não é bonito e não será ninguém. A semente começa a ser plantada. Difícil de se largar, muita gente chega na terceira idade com um cigarro na mão e sem um pulmão para respirar.

Principal responsável pelos piores tipos de câncer existente (só para se ter uma ideia, num simples cigarro existe mais de cem tipos de câncer), a sociedade só veio começar a agir no final do século XX, já na metade dos anos 90, quando cientistas e médicos começaram a estudar realmente o cigarro e desmentir a verdade oficial. Ao contrário do que acontecia até meados dos anos 80, clínicas médicas e laboratórios deixaram de se vender para os empresários do tabaco para mostrar ao mundo a face real do cigarro. Pode parecer incrível, mas por muito tempo o cigarro era considerado indispensável para ter uma boa saúde.

"Para o mais puro dos prazeres, tenha Camel"

"Seja Feliz! Vá de Lucky Striker"

"Venha para onde o Sabor está. Venha para a terra da Marlboro"

"Venha para onde o sabor está"
Nem só de modelos sarados viveu o marketing do cigarro. Desenhos animados e filmes serviram como forma de atração para o cigarro. Além das famosas frases de efeito que foram muito bem exploradas, como essas: “se você não pode vencer o rio, junte-se a ele (Marlboro)”; “Existe um lugar aonde a vida tem mais sabor (Marlboro)”; “Existe um lugar aonde o homem é dono do próprio destino (Marlboro)”; “O importante é ter Charm (Charm)”; “A melhor parte da minha vida é o improviso (Free)”; “Um raro prazer (Carlton)” e entre outros. Filmes também foram aliados importantes.

O mais irônico de tudo isso foi o caso do “Homem da Marlboro”, o cowboy desbravador sempre a procura de aventuras com um olhar de imponente nas fotos, acabou falecendo de câncer no pulmão tempos depois. Seu corpo esquelético, destruído devido a anos de cigarro serviram como arma de contra-propaganda usada incessantemente pelos anti-tabagistas (com sua permissão, claro) para as pessoas se tocarem do que estavam colocando na boca.

"Wayne McLaren, um dos primeiros homens da Marlboro"

E foi pela insistência dessa gente que hoje se encontram nos maços de cigarro imagens chocantes de pessoas que tiveram seu corpo mutilado pelo tabaco.


Como se pode observar, o cigarro é muito mais letal que muita droga marginalizada pelo governo, a exemplo da maconha e LSD. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o cigarro só perde para a Cocaína, Alcool e o Crack em danos a saúde e a sociedade.

Mas grandes companhias de cigarro esconderam por muito tempo essa informação. Free, Camel, Hollywood, Derby, Marlboro, Lucky Striker e muitos outros tiveram medo de perder seus usuários. Mas não foi o que aconteceu quando essas informações se tornaram pública. Muita gente anda fumando e cada vez mais cedo aumentando ainda mais o número de pessoas que irão se prejudicar com isso. Afinal, não é somente o fumante que se contamina. A pessoa do lado acaba se tornando sem querer um usuário passivo que vai precisar mais tarde ajuda médica.

E qual será o motivo depois de tanta contra-propaganda muitas pessoas continuarem fumando? Segundo os próprios usuários é a sensação de relaxamento que você consegue com uma simples tragada. O médico Dráuzio Varela, ex-fumante a mais de 30 anos, afirmou numa famosa entrevista que se soubesse que iria morrer amanhã, a primeira coisa que faria era fumar um cigarro.

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Obrigado por Fumar


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