sábado, 26 de fevereiro de 2011

O Dorminhoco (Sleeper, 1973)




O futuro não é como imaginávamos. 2173, esse é o ano em que Miles Monroe acorda após 200 anos de sono profundo, depois de fazer uma mal-sucedida operação na úlcera que de uma forma muito bizarra o manteve congelado por todo esse tempo. O mundo vive em uma sociedade autoritária, onde pessoas são manipuladas e passam o dia assistindo programas de cunho ideológico. Governados por um ditador genocida, O Grande Líder, que mata os intelectuais e todos que ousam se proclamar contra a sua vontade, Monroe surge como uma salvação para um pequeno grupo de cientistas que resolve descongelá-lo para ajudar a Resistência e desestabilizar o Projeto Aires – um plano secreto do governo a qual temem ser prejudicial à Resistência. E já que Monroe não tem digitais guardadas nos arquivos do governo – graças a uma guerra nuclear que destruiu quase tudo há 100 anos – ele é considerado pela Resistência o elemento perfeito.

O problema é que Monroe (Woody Allen) é um completo covarde, o típico nerd de meia idade com conflitos, dúvidas existenciais e, claro, problemas com mulheres. Praticamente o mesmo personagem que Woody Allen interpreta em todos os seus filmes, seu alter-ego irônico. Neste filme, na qual mais uma vez dirige, escreve, estrela e compõe a trilha sonora, ele faz de Monroe mais um líder que não quer ser o herói de uma revolução, tal qual em Bananas, seu filme anterior.

Irônico como sempre, Allen transforma o futuro em algo morto, sem vida. As mulheres são frígidas, sem emoções. O sexo é banal e feito sem amor, com ajuda de uma máquina. As festas, tal qual nos anos 70, são regadas a inúmeras substâncias ilícitas. Mas de uma forma diferente: as pessoas ficam “chapadas” esfregando as mãos numa bola de cristal. Robôs são serviçais humanos. E tudo o que era ruim em nossa época, transforma-se em garantia de saúde 200 anos depois. Ou seja, gorduras, cigarros, colesterol alto e entre outros são recomendações médicas para uma vida saudável.


Grande seguidor de Charlie Chaplin, Allen sabe usar como ninguém a comédia física. Com gags no estilo pastelão e non-sense, a polícia-política do Grande Líder enfrenta bastantes problemas com Monroe.

O mais famoso cronista de Nova Iorque, não se prende somente a Chaplin para criar seu personagem e o mundo futurista em que vive. Livros clássicos da literatura de ficção é outro grande exemplo. Admirável Mundo Novo, obra-prima de Aldus Huxley foi a principal fonte de inspiração para o futuro imaginado por Allen. Semelhante ao livro, Monroe é o único humano realmente humano, pois não sofreu condicionamento mental ao nascer. E com a descoberta desse ser humano, o governo vai fazer de tudo para detê-lo e não ser usado como arma da oposição. Fugindo do governo com ajuda de outros, que acabaram acordando para a realidade alienante, acabam sendo capturados e tem sua dose de simplificamento cerebral, onde se vive numa completa felicidade artificial. No livro essa dose chama-se Soma, que mantém todos “tranquilos”.


Crítico e cético com toda forma de política, Allen volta novamente a fazer um paralelo com Bananas. Nele a crítica e a ironiza a Revolução Cubana, , com seu humor-negro sempre presente, em tiradas acidas e cortantes. Em O Dorminhoco sobrou para o Capitalismo, que tem como líderes da resistência democrática os comunistas. Liderados por Erno, que vive na selva com seu grupo e tentam dar um golpe nesse atual sistema. Mas como dito acima Allen despreza totalmente a ideologia política, seja ela de esquerda ou direita. Na cena final do filme, eles estão atrás do Nariz do Grande Líder para não o clonarem e fazê-lo ter uma forma humana e assim destruir de uma vez por todas a esperança restante. Quando conseguem o planejado e Monroe vai comemorar a vitória com seu affair Luna (Diane Keaton), eles travam um diálogo sobre o novo governo que em breve surgirá, e conclui Monroe sabiamente: “olha, você não entende? Em seis meses estaremos roubando o nariz do Erno. Soluções políticas não adiantam”.

Ficha Técnica
Título original: Sleeper
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen e Marshall Brickman
Estrelando: Woody Allen, Diane Keaton e John Beck
Gênero: Comédia/Ficção
Tempo: 89 minutos

Baixe o filme aqui: O Dorminhoco.RMVB

Trailer

Nenhum comentário: