sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A Maldição de Atuk



John Belushi
Atuk é o mais infâme roteiro produzido em Hollywood por supostamente ser amaldiçoado e, ao menos em partes, responsável pela morte de grandes comediantes nos anos 80 e início dos anos 90. A Maldição de Atuk se tornou uma das mais conhecidas lendas urbanas de Hollywood.

Sua primeira "vítima", supostamente, foi John Belushi (Os Irmãos Cara de Pau, Clube dos Cafajestes), que leu o roteiro e foi imediatamente bastante entusiasta em pegar o papel principal de Atuk. Poucos dias depois, ele foi encontrado morto no seu quarto de hotel, após uma overdose de cocaína e heroína em 1982.

Sam Kinison
Logo após a morte de Belushi, o papel principal foi oferecido ao comediante stand-up Sam Kinison (Tales from the Krypt, De Volta as Aulas), que o aceitou em 1988. Kinison chegou a filmar uma cena do filme antes de se mostrar insatisfeito com o scrip e mandar ser alterado algumas partes, adiando a produção por alguns meses, para logo depois abandonar o projeto. Seu abandono levou a companhia a abrir um processo contra ele. Não muito tempo depois, enquanto entrava num acordo para retornar ao projeto, Kinison morre em um acidente de carro em 1992.

John Candy
A maldição supostamente "atacaria" novamente em 1994, quando John Candy (Jamaica Abaixo de Zero, SOS Tem um Louco Solto no Espaço) já em negociações para interpretar o papel, estava lendo o roteiro e de repente morre de ataque cardíaco em 4 de março (um dia antes do aniverário de 12 anos da morte de Belushi). Foi a partir desse ponto que a imprensa soube da estória envolvendo a produção e começou a falar em maldição. Alguns ainda acreditam que a maldição atacou mais duas vezes nesse mesmo ano, quando em Novembro Michael O'Donogue morre de uma hemorragia cerebral. O'Donogue era escritor e comediante, também amigo de Belushi e Kinison, quando, reza a lenda, ele leu o scrip (em algumas versões chegou até a alterá-la) antes de recomendar a seus amigos.

Chris Farley
A última "vítima" da Maldição de Atuk, até agora, foi Chris Farley (Um Ninja da Pesada), que por coincidência idolatrava John Belushi. Como seu ídolo, ficou afixionado na história e por ironia do destino também foi encontrado morto por overdose em dezembro de 1997. De acordo com algumas versões, a maldição chegou a atacar mais uma vez, somente seis meses depois em maio de 1998 quando o amigo e companheiro de Farley no humorístico Saturday Night Live, Phil Hartman foi assassinado pela sua esposa. Farley chegou a mostrar o roteiro de Atuk para Hartman antes de sua morte e foi encorajado por ele para pegar o papel de coadjuvante no filme.
Ficha Técnica
Direção: Allan Metter
Produção: Charles Roven
Produtor Executivo: Elliot Abbot
Roteiro Adaptado: Tod Carroll

Sinopse
Atuk é um esquimo que mora no Alaska e sonha em conhecer o mundo. Um dia tem a chance quando uma documentárista chamada Michelle Ross chegam a aladeia aonde ele vive para filmar o local. Apesar da resistência famíliar, Atuk não pretende desistir do seu sonho e faz de tudo para convencer Ross a ajudá-lo a atravessar a fronteira para os EUA e visistar Nova York.

*

Para quem tiver coragem de seguir em frente, este site tem o roteiro completo do filme (em inglês). Clique aqui por sua própria conta em risco: O Roteiro de Atuk.

E abaixo, uma reportagem feita pela Tv americana sobre a Maldição Atuk:

Nenhum comentário: